Agende uma Visita

Solicite uma visita de um de nossos consultores, teremos o maior prazer em poder lhe atender.

  • Fone +55 (62) 3249-1917
  • E-mail contato@eplac.com.br

Perguntas & Respostas

Para aumentar a fluidez do concreto é preciso adicionar água, o que causa perda de resistência. O aditivo superplastificante evita esse problema e facilita o espalhamento do material em elementos com muita armadura. Basicamente, diminui a quantidade de água necessária para obter determinada fluidez. O principal lubrificante do concreto, que o faz fluir, é a água. O problema é que, quanto mais água, menor a resistência e durabilidade do concreto. Assim, aditivos dispersantes - como o superplastificante - diminuem a quantidade de água necessária. Pelo mesmo motivo, também pode ser usado para aumentar a resistência mecânica do concreto. Afinal, quanto menos água, maior a proporção de cimento e, consequentemente, maior a resistência. Como provoca aumento da fluidez e redução da consistência, o aditivo também pode aumentar o abatimento de tronco de cone do concreto (slump). Outra possibilidade é reduzir a água e o cimento proporcionalmente, mantendo a mesma relação água/cimento e colocar o superplastificante. Assim, o concreto mantém o mesmo nível de resistência e consistência, mas com menor consumo de cimento, o que pode ser bom do ponto de vista econômico e de durabilidade, pois o aditivo diminui o nível de retração do material.

Em geral o tempo de vida é de dez anos. Depois ocorre a chamada "fadiga" e a manta começa a perder características de elasticidade.

Parte fundamental da construção, a laje dá sustentação às paredes, cobertura de tetos e é também piso nas casas com mais de um andar. E tamanha importância exige atenção na hora da escolha da laje (sim, ela pode ser encontrada em diferentes tipos): disso vai depender a qualidade, resistência e durabilidade de sua construção, além de economia de material e dinheiro.