Agende uma Visita

Solicite uma visita de um de nossos consultores, teremos o maior prazer em poder lhe atender.

  • Fone +55 (62) 3249-1917
  • E-mail contato@eplac.com.br

Perguntas & Respostas

Deve direcionar os profissionais nas frentes de serviço e acompanhar a execução verificando se está conforme projeto. Deve prezar pela qualidade do serviço, produtividade da equipe e o trabalho com segurança para evitar acidentes. Também é função do encarregado evitar problemas na sua equipe como vaidades, profissionais que não produzem ou de serviço sem qualidade. O encarregado também deve ter habilidade na leitura de projetos e ter uma interação direta com o engenheiro da obra. Elaborar documentação técnica, relatórios de controle, administrar o cronograma da obra, treinar equipes, auxiliar na contratação de trabalhadores.

O que normalmente causa racha¬duras nas paredes de alvenaria são pequenos recalques diferenciais nos alicerces ou fundações (alguns pontos cedem mais do que outros). Se isso ocorrer, a alvenaria de qualquer tijolo apresentará trincas. A "amarração" dos tijolos, de qualquer tipo, é importante para evitar movimentos e prevenir alguns tipos de fissuras, mas os problemas não se resumem a isso. Existem vários fatores que podem gerar esse tipo de ocorrência, de problemas es¬truturais por cargas não previs¬tas até o uso de argamas¬sas inadequadas. Infelizmente es¬ses casos não são detectáveis por consulta remota. Sugerimos que utilize os serviços de um enge¬nheiro ou arquiteto para solucionar (desde o projeto) os eventuais problemas estruturais que sua casa possa vir a apresentar.

Para aumentar a fluidez do concreto é preciso adicionar água, o que causa perda de resistência. O aditivo superplastificante evita esse problema e facilita o espalhamento do material em elementos com muita armadura. Basicamente, diminui a quantidade de água necessária para obter determinada fluidez. O principal lubrificante do concreto, que o faz fluir, é a água. O problema é que, quanto mais água, menor a resistência e durabilidade do concreto. Assim, aditivos dispersantes - como o superplastificante - diminuem a quantidade de água necessária. Pelo mesmo motivo, também pode ser usado para aumentar a resistência mecânica do concreto. Afinal, quanto menos água, maior a proporção de cimento e, consequentemente, maior a resistência. Como provoca aumento da fluidez e redução da consistência, o aditivo também pode aumentar o abatimento de tronco de cone do concreto (slump). Outra possibilidade é reduzir a água e o cimento proporcionalmente, mantendo a mesma relação água/cimento e colocar o superplastificante. Assim, o concreto mantém o mesmo nível de resistência e consistência, mas com menor consumo de cimento, o que pode ser bom do ponto de vista econômico e de durabilidade, pois o aditivo diminui o nível de retração do material.